
A técnica de microdermopigmentação, antes conhecida como maquiagem definitiva, é a introdução de pigmentos na pele – semelhante às tatuagens. Ela é capaz de manter o rosto pronto para qualquer ocasião, corrigir falhas nas sobrancelhas e até cobrir cicatrizes na pele.
No Brasil existem boas escolas que ensinam a técnica, mas antes de procurar uma especialização, é recomendável que a pessoa faça um curso de visagismo. "Nele, aprendemos a medir a distância entre os olhos, das sobrancelhas em relação aos olhos, os ângulos do nariz e da boca. Isso dá precisão aos desenhar as formas do rosto", diz Lu Rodrigues, especialista em microdermopigmentação de Curitiba, Paraná. Assim, o profissional vai mais preparado para a próxima etapa: o curso de microdermopigmentação.
Além da técnica propriamente dita, o maquiador aprende tudo sobre pigmentos (qualidade e cor) e ainda recebe informações imprescindíveis sobre higiene e limpeza. "A ANVISA impõe normas rigorosas para quem exerce essa atividade. O lixo, composto entre outras coisas por agulhas descartáveis, deve ser recolhido por uma empresa especializada. O profissional deve usar luvas, touca, máscara e avental descartáveis. Sem contar a limpeza impecável da sala onde é realizado o procedimento", explica Lu.
Satisfação garantidaA escolha de um bom profissional é fundamental para a qualidade do resultado. Por isso, a melhor maneira é pedir indicação para as amigas. Caso contrário, busque o máximo de informações possíveis sobre o microdermopigmentador: veja trabalhos feitos e, se puder, converse com as clientes dele.
Quando uma pessoa procura essa técnica, é necessário explicar todo o procedimento e mostrar a ela possíveis resultados. "Cubro as sobrancelhas, contorno os olhos ou a boca com o pigmento que será usado na microdermopigmentação. Assim, a interessada tem noção de como ficará seu rosto", explica Marlene Adami, da Maison Payot, em São Paulo. Depois, na hora de fazer os traços com o aparelho, Marlene procura desenhar linhas finas, bem sutis para um efeito natural. Uma sessão dura, em média, 45 minutos e os primeiros retoques são feitos em 30 dias. "Isso porque às vezes a cliente acha que os traços ficaram muito claros ou sobrou algum pontinho que não foi coberto", diz ela. Os procedimentos duram, no mínimo, seis meses, pois, com o tempo, o corpo absorve os pigmentos.